quarta-feira, 7 de abril de 2010

Movimento Nacional de Direitos Humanos realiza 26ª Assembleia e Seminário

O Regional Centro-Oeste do Movimento Nacional de Direitios Humanos (MNDH), realizou assembleia regional e seminário, em Gurupi (TO), entre os dias 18 e 21 de Março /2010. Participaram representantes de entidades filiadas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Antecedendo a assembleia regional, dia 19, aconteceu um seminário com o tema: “O Modelo Econômico da Região Centro-Oeste e seus Impactos na Sociedade”; assessorado por Ricardo Barbosa, Coordenador de Formação (Coordenação Nacional do MNDH). Em sua abordagem, destacou, especialmente, os grandes projetos, enfatizando a expansão da monocultura na região do cerrado e a proliferação do biocmobustível (inauguração de usinas de pequeno porte na região) e, sobretudo, sua impactação nas regiões ribeirinhas e populações tradicionais.

Foram mencionados os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal na Região Centro-Oeste, observando que os resultados destes não correspondem ao volume de recursos aplicados: alguns projetos em andamento (e/ou paralizados) foram citados como demonstração real do uso indevido dos recursos públicos.

Foi oportuna uma abordagem acerca do PNDH III, com destaque aos pontos divergentes, enfatizando a atuação do MNDH frente às mobilizações e debates existentes. E, ainda em relação ao aspecto econômico, fez referência às dificuldades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil, realidade da maioria das entidades presentes no seminário.

Os dias seguintes foram dedicaddos às questões internas do Regional Centro-Oeste, afetas às entidades que compõem, bem como, discutir a temática do Encontro Nacional. Além das discussões, a assembleia teve como objetivo, eleger o novo Conselho Regional e membros do Conselho Nacional e definir a sede da Secretaria Executiva Regional.




CONSELHO REGIONAL CENTRO-OESTE


GOIÁS


_ Titular: Marco Aurélio de Oliveira (Ipê Rosa - Goiânia)


_ Suplente: Danilo Borges Caetano (Kayrós - Goiânia)


MATO GROSSO


_ Titular: Rosana Pitanga (MESCLA -Cuiabá)


_ Suplente: (?)



MATO GROSSO DO SUL


_ Titular: Diarlon Cesar Torres (IBISS.CO -Campo Grande)


_ Suplente: Reginaldo Teodoro (GASS -Campo Grande)



TOCANTINS


_ Titular: Maria Valdina Sanches (CDHA -Araguanã)


_ Suplente: Maria Lúcia Viana (CDP –Palmas)



SEDE REGIONAL


_ Entidade: Centro de Direitos Humanos de Cristalândia (Paraíso do Tocantins – TO)


_ Secretário Regional: Sebastião Bezerra da Silva


CONSELHO NACIONAL


Titulares:


_ Maria Veroni Marins (CDHT –Taguaginta - TO)


_ Roberluce de Oliveira (IBISS.CO – Campo Grande - MS)

Suplentes:


_ Israel Floriano da Silva Júnior (CDH de Ceres - GO)


_ Dalete Souza Soares (CDH “João Bosco Burnier” - MT)


Oportunamente, definiu-se a participação do Regional Centro-Oeste na XXVI Assembleia Nacional, em Osasco (SP) através de sua delegação, que será composta por representantes das entidades presentes na assembleia regional. Por fim, três novas entidades se filialiaram à Rede do MNDH: a) Centro de Direitos Humanos “Dom Jaime Collins”, de Colinas (TO), b) GASS, de Campo Grande (MS) e, c) ONG AZUL, de Campo Grande (MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!