segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiros registros de união estável já aconteceram em Goiânia e Curitiba



Primeiras uniões de gays são registradas em Goiânia e CuritibaNesta segunda-feira, 9, os cartórios do Brasil começaram a registrar uniões entre dois homens e duas mulheres. Os primeiros registros aconteceram em Goiânia e Curitiba, respectivamente.

Em Goiânia o jornalista Léo Mendes, 47 anos, uniu-se ao estudante Odílio Torres, de 23 anos, no 4º. Cartório Civil de Goiânia. A união aconteceu às 11h e foi o primeiro do Brasil. O casal uniu-se em comunhão parcial de bens e agora pretende adotar uma criança.

Logo em seguida, às 14h, Toni Reis, 46, e David Harrad, 53, juntos há 20 anos, uniram-se em Curitiba. Logo após o registro no sexto tabelionato de Curitiba, no centro de Curitiba, o casal foi até a Vara da Infância e Adolescência requisitar a adoção de um casal de crianças. Toni e David farão festa na noite desta segunda-feira para convidados.
EM GOIÂNIAPrimeira união homoafetiva após reconhecimento do STFRedação de O Popular Goiânia registrou a primeira união homoafetiva do País depois do reconhecimento do Superior Tribunal Federal (STF). O casal Liorcino Mendes Pereira Filho, 46 anos, presidente da Aliança LGBT Goiás, e o estudante Odílio Cordeiro Torres Neto, de 23 anos, assinaram na manhã desta segunda-feira, às 11h30, no Cartório Francisco Taveira, uma escritura de união estável.O casal, que está junto há um ano, disse que o próximo passo é lutar por uma lei que criminalize a homofobia. Pela lei, o casal homossexual passa a ter os mesmos direitos que um casal heterossexual. Isso inclui o reconhecimento do direito de receber pensão alimentícia, de ter acesso à herança do companheiro em caso de morte, além de poder ser incluído como dependente em planos de saúde. A decisão do STF, aprovada no último dia 5 de maio por sete votos a zero, permite, ainda, a possibilidade de adoção de filhos e de registrá-los em nome do casal
Fonte: Mix Brasil e Jornal O Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!