quarta-feira, 16 de maio de 2012

Marcha Estadual Contra Homofobia, Participe!!!

Em 17 de maio de 1990, Organização Mundial de Saúde (OMS), retirou o código 302.0 do CID - Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio, e nem perversão”, tornando a data, marco mundial do combate à homofobia. Em Goiás, desde 2009, possuímos a LEI Nº 16.659, que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia.

HOMOFOBIA: palavra grega fobia (medo) com o prefixo homo (igual) caracteriza a violência, aversão e o resultante desprezo contra as LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS que alguns indivíduos sentem.

No Estado Brasileiro a não execução de políticas públicas inclusivas, nas esferas municipal , estadual e federal, em particular nas áreas da Educação, Segurança Publica, Saúde, e Assistência Social, associados a um LEGISLATIVO ineficiente e um JUDICIÁRIO omisso, fortalecem aos homofóbicos e só corrobora com os dados do Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgados em 2011, que a região Centro Oeste, detém 10% dos crimes homofóbicos.

Ainda de acordo com o GGB (2011), 43% dos homossexuais foram mortos a tiros, 27% com facas, 18% vítimas de espancamento ou pedrada e 17%, sufocados ou enforcados. Vários destes crimes revelam o ódio, ou seja, a homofobia, sendo praticados com requintes de crueldade, tortura, empalamento, castração.

A violência homofóbica (Lesbofóbia, Transfóbia, Travestifobia) seja ela institucional ou privada não ceifa apenas a vida daqueles que foram mortos, mas atinge também pais, mães, filhos, amigos que querendo ou não, também tem suas vidas interrompidas por atos de intolerância, vergonha e repudio.

A homossexualidade não tem cura o preconceito, sim!!! Políticas Públicas LGBTT, já!!!!

Serviço: Manifestação / Ato Público – Marcha Estadual de Combate a Homofobia

Data: 17de Maio de 2012

Local: Em frente ao Palácio Pedro Ludovico –

Contatos:

Grupo Oxumarê – Direitos Humanos de Negritude e Homossexualidade

Dudu Oliveira – (62) 9605-7361 – duca2002@gmail.com

Associação Ipê Rosa – 17 anos na luta LGBT

Marco Aurélio – (62) 9624-8831 – maoxumare@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!